Teve lugar em 13 de março de 2018, nas dependências do Consulado-Geral do Brasil em Nova York, o seminário “Como Empreender nos EUA”, dirigido à comunidade empresarial brasileira residente na área de jurisdição daquele Posto. A iniciativa, que teve o apoio da Câmara de Comércio Brasil Estados Unidos, da IEC Partners, da DIGNY e da Brazilian Business USA, reuniu cerca de 100 participantes que lotaram a sala de eventos do Consulado-Geral. Também estiveram presentes representantes da “Small Business Administration” e da Caixa Econômica Federal, que participaram de mesa redonda sobre fontes de financiamento para pequenas empresas.
Breaking Up With Fast Fashion Has Been Easier
Awkwardness gives me great comfort. I’ve never been cool, but I’ve felt cool. I’ve been in the cool place, but I wasn’t really cool – I was trying to pass for hip or cool. Fashion never stops. There is always the new project, the new opportunity. I always say: To be well dressed you must be well naked.
A dinâmica dos trabalhos se desenvolveu com palestras de especialistas em temas jurídicos e tributários, com casos de sucesso de empreendedores brasileiros em Nova York. A apresentação da empresária Leila Velez, sócia fundadora da Beleza Natural, atraiu grande interesse. A empresa, que iniciou suas atividades em 1993 com foco no atendimento diferenciado no segmento de afro descendentes, hoje conta com mais de 50 lojas no Brasil e cerca de 4 mil empregados. A empresa deverá abrir proximamente a primeira filial nos Estados Unidos, no Bairro do Harlem.
Na abertura dos trabalhos, o Embaixador Enio Cordeiro ressaltou o compromisso do Itamaraty em apoiar a comunidade brasileira de maneira abrangente, mais além dos serviços de natureza consular. Observou que o evento que estava sendo realizado se inseria no contexto mais amplo de tentativa de maior aproximação e apoio da repartição consular brasileira a segmentos não tradicionais, como era o caso da comunidade empreendedora nos Estados Unidos, conforme a diretriz emanada na I Conferência sobre Micro e Pequeno Empreendedorismo no Exterior, realizada em Brasília de 13 a 15 de setembro de 2017.
Na ocasião, foi efetuada ampla distribuição do Guia “Como Empreender nos EUA”, produzido pela equipe do Consulado-Geral do Brasil em Nova York.
Em pesquisa de opinião realizada no final do evento, 72,8 por cento dos participantes classificaram o evento com nota 5 (numa escala de 1 a 5) e 25,8 por cento deram nota 4. Números similares foram obtidos nos quesitos “organização”, “conteúdos das palestras” e “localização”. O perfil dos participantes obtido na pesquisa indica que a maioria dos empresários presentes se dedicam a atividades de prestação de serviços (37 por cento), alimentos e bebidas (13 por cento), consultoria (11,3 por cento) e tecnologia da informação (8 por cento).